Com produção orgânica, Escola Nacional Florestan Fernandes promove diálogo sobre agroecologia

Alimentos produzidos em hortas chegam ao Armazém do Campo, na capital paulista, e oferecem alternativas de hábitos mais saudáveis à população

29/09/2016

Por Nadine Nascimento
Da Redação

                       

A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) é referência quando o assunto é agroecologia. Alimentos sem agrotóxicos, sem adubos artificiais ou sementes transgênicas garantem uma relação mais respeitosa com o meio ambiente, além de possibilitar melhor qualidade de vida para agricultores e consumidores. Esse modelo ideal de produção ganha vida no terreno de aproximadamente 120 mil metros quadrados (m²) – localizado em Guararema, no interior paulista –, onde funciona a Escola.

O setor de produção da ENFF mantém duas hortas, conhecidas como Jussara e Mandala, voltadas, especialmente, para a plantação de alface, rúcula, beterraba, cenoura, além de ervas medicinais. O formato circular e o cultivo diversificado permitem um melhor aproveitamento energético e criam defensivos naturais contra pragas.

Todos que desfrutam das atividades de formação na Escola também vivenciam práticas educadoras no contato com essas experiências agroecológicas. Os estudantes cuidam das hortas e aprendem, por exemplo, para que servem cada uma das ervas que são cultivadas.

Os alimentos são destinados, principalmente, para o abastecimento interno da ENFF, mas também são comercializados em mercados da cidade de Guararema. E, mais recentemente, o morador da capital paulista também passou a acessar essa produção por meio do Armazém do Campo. A loja, com produtos da Reforma Agrária, orgânicos e saudáveis, – localizada no centro de São Paulo – foi inaugurada em agosto deste ano.

Assim como a Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada no ano passado no Parque da Água Branca, também em São Paulo, o Armazém do Campo busca incentivar a mudança de hábito de consumo das pessoas, mostrando os benefícios de comer alimentos agroecológicos, além de apoiar pequenos agricultores.

“[Abastecer o Armazém do Campo] é uma experiência bastante interessante porque é a chance de, além de comercializar produtos, poder fazer um diálogo com a sociedade sobre o que é a ENFF e a forma como a gente pratica a agricultura aqui, que é um modelo para a Reforma Agrária Popular”, avalia Ana Terra, agrônoma e integrante da coordenação da Escola.

Terra considera que a agroecologia pode revolucionar a forma de produção de alimentos. “É o desenvolvimento de um novo modelo de produção contra o agronegócio, o uso de insumos químicos e de agrotóxicos. É uma alternativa de vida mais saudável para os agricultores e para quem está consumindo esse alimentos”, aponta.

A jornalista Flor Costa, recém-chegada a São Paulo, já fez compras no Armazém do Campo e vê o espaço como uma alternativa de vida aos moradores do bairro Barra Funda, na zona oeste paulistana. 

“Mudei recentemente para cá e a cidade é muito pesada, então eu queria procurar formas de estar mais leve. E me alimentar com esse tipo de alimento é uma dessas formas. Além disso, eu sei que os produtos daqui são produzidos por agricultores da reforma agrária. Assim, eu também posso investir em uma causa que acredito e não dar ainda mais dinheiro para o agronegócio que mata pessoas”, afirma Flor.

A psicóloga Verônica Lopes, adepta da alimentação de orgânicos há cerca de seis anos, destaca que o Armazém do Campo facilitou o acesso da população a esse tipo de alimento. 

“Eu sempre tive dificuldade em comprar orgânicos porque não são muito fáceis de encontrar nos supermercados e são bem mais caros. E eu sempre quis um mercadinho só de orgânicos como este. A gente sabe que o consumo de agrotóxicos a longo prazo faz mal, por isso é importante a informação e o acesso a esse tipo de alimento”, destaca.

Serviço

Armazém do Campo

Alameda Eduardo Prado, 499 – Campos Elíseos

Mais informações: www.facebook.com/ArmazemDoCampoProdutosDaTerra

 

AAENFF TV

Social

ENFF: fb     AAENFF: youtube

Parceiros

 expressaopopular

 

 

brasildefato new

  

Formação

formacao-2-640x425

Instalações

074

Amigos ENFF

aassociacao-640-425

Associe-se