Campo de futebol da ENFF será inaugurado em setembro

 

Construído com financiamento coletivo e mutirões, espaço está pronto para receber público

Por Rute Pina - 13/07/2017

Com data de inauguração para 2 de setembro, o campo de futebol da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) está em reta final e recebe os últimos preparativos. No último domingo (9), um mutirão reuniu cerca de 100 militantes do Levante Popular da Juventude para auxiliar a finalização o projeto.

O campo da escola vai receber jogos de futebol e também acolher o público de reuniões e debates realizados. O cantor e compositor Chico Buarque está confirmado para participar da inauguração do campo. No dia, haverá um ato político e apresentações culturais.

David Martins, militante do Levante no Rio Grande do Sul, participou do mutirão para finalizar as laterais do campo. Para ele, o espaço vai ter uma importância de integração das turmas que fazem curso na escola e que são de diversas organizações e países.

"Estudantes de vários cursos ao longo de suas etapas contribuíram nos finais de semana, no dia de descanso, para realizar a construção deste espaço do campo. E agora, no final, além do Levante, a gente contou também com a participação da solidariedade internacional do comitê de amigos do MST."

A iniciativa da construção é da Associação de Amigos da Escola Florestan Fernandes, que articulou contatos junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP para a elaboração conjunta de um complexo esportivo na ENFF. A obra foi financiada coletivamente através da plataforma Catarse. Com a colaboração de 602 pessoas, foram arrecadados R$ 67.200. A meta inicial era de R$ 60 mil.

Giovani del Prete, assessor de relações públicas da associação, reitera que a solidariedade de parceiros é marca também da construção da escola: "Desde a concepção até a edificação e todos os trabalhos que são desenvolvidos desde a inauguração, a gente tem como um valor central a solidariedade, da parte simbólica, da subjetividade da construção e do pensamento como as coisas serão, até a auto-execução. Não diferente, o campo também entra nesse eixo da solidariedade."

Para Giovani, um dos objetivos do campo, além do espaço de integração e atividades da escola, é o resgate do encanto do futebol como um momento de lazer da classe trabalhadora.

O campo leva o nome de Doutor Sócrates Brasileiro em homenagem ao jogador que lutou pela redemocratização do país por ser um dos precursores da “democracia corinthiana”.

AAENFF TV

Social

ENFF: fb     AAENFF: youtube

Supporto

 expressaopopular

 

 

brasildefato new

Formazione

formacao-2-640x425

Struttura

074

Amici di ENFF

aassociacao-640-425

Aderire

balao-aaenff