SAVIANI: “A Educação Popular tem papel fundamental para o desenvolvimento da consciência crítica”

SAVIANI: “A Educação Popular tem papel fundamental para o desenvolvimento da consciência crítica”

O professor Dermeval Saviani participou de Live com Associação de Amigos da ENFF no dia 19 de outubro; íntegra do debate está disponível no YouTube

Para Saviani, “tudo é anormal nesse país desde 2016, com o golpe.

Os desafios da luta por uma Educação Inclusiva e Emancipadora, foram o foco de uma Live no YouTube, promovida pela Associação de Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes, no dia 19 de outubro, sob o tema “Educação e Emancipação”, com o professor, filósofo e pedagogo Dermeval Saviani, uma das maiores autoridades no Brasil e no mundo em Educação.

A live teve também a participação e mediação de Rosana Fernandes, pedagoga e diretora da Escola Nacional Florestan Fernandes, com ampla experiência em Educação Popular e do Campo, tendo integrado a coordenação nacional do MST (Movimento Sem Terra), e do coordenador da AAENFF, jornalista Fábio Venturini.

Questões como a trajetória do próprio entrevistado, que criou a teoria histórico-crítica, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e emancipados, e a própria visão atual de Saviani sobre a conjuntura brasileira e os rumos da Educação Popular, foram os temperos para este grande debate. Também foi contada um pouco da experiência da Escola Nacional Florestan Fernandes no processo de uma Educação libertadora e inclusiva de fato e de direito.

Existe uma luz no fim do túnel escuro que estamos atravessando neste momento de grandes retrocessos e avanço de propostas fascistas, do racismo, da exclusão social? Este debate se propôs a buscar essa luz, e pensar caminhos para além da Educação, no sentido mais amplo da Emancipação de nosso povo.

VEJA AGORA EM:

https://www.youtube.com/watch?v=Vkc4p9qXLb8&feature=youtu.be


Assessoria de Comunicação – AAENFF
Fechar Menu