Direito à Cidade nos tempos atuais

Direito à Cidade nos tempos atuais

LIVE Amigos ENFF com Ermínia Maricato*

Pensar sobre o Direito à Cidade, e suas implicações na atual realidade brasileira, com forte exclusão social e refluxo nas políticas públicas de habitação, num ambiente de crises econômica e política agudas, são alguns dos eixos da Live que a Associação de Amigos da ENFF fará com a arquiteta, professora universitária e pesquisadora Ermínia Maricato, na terça-feira, 17 de novembro, a partir das 17h00, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.

Ermínia Maricato é uma das mais influentes e respeitadas profissionais na área de habitação do país e do mundo, com passagens por organismos internacionais e experiências administrativas nos governos Federal e da Cidade de São Paulo.

Para ela, “as cidades pedem socorro, e repensar o Brasil é preciso”, como declarou em recente entrevista à Carta Capital.

Ermínia Maricato é uma das articuladoras do BrCidades, um projeto para as cidades do Brasil. Segundo ela, “a partir do chamamento da Frente Brasil Popular para repensar o país teve início a reunião de pesquisadores, estudiosos, acadêmicos, profissionais e lideranças sociais com a finalidade de debater as cidades e formular um projeto com vistas no médio e longo prazos” para o desafio de levar mais qualidade de vida e justiça social às cidades.

De acordo com estatísticas oficiais citadas por Maricato, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, mais de 84%, ou 175 milhões, mora nas cidades. Quase 1/3 desse total mora nas grandes metrópoles. O desemprego que chegou a 12,3% da população economicamente ativa brasileira (24 milhões de pessoas) é maior em 13 capitais​. Toda essa realidade complexa exige uma enorme reflexão e esforços dos pensadores e lideranças populares progressistas em busca de saídas para o país, numa perspectiva inclusiva e socialista.

 

SERVIÇO:

DIREITO À CIDADE: Live com Ermínia Maricato (debatedora) e Fábio Venturini (mediador)

DIA: 17 de Novembro de 2020

HORÁRIO: 17h00

No Youtube – Canal AMIGOS ENFF

  

___________________________________________________________

Assessoria de Comunicação – AAENFF

 

 

ERMÍNIA MARICATO – PERFIL*

Professora universitária, pesquisadora acadêmica, ativista política, ocupou cargos públicos na Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano (1989-1992) e no Governo Federal, onde foi Secretária Executiva do Ministério das Cidades (2003- 2005) cuja proposta de criação se deu sob sua coordenação.

É professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo onde defendeu mestrado, doutorado, livre docência e aprovada em concurso para professora titular.

Fundadora do LABHAB – Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAUUSP (1997); coordenadora do Curso de Pós-Graduação da FAUUSP (1998-2002), e integrante do Conselho de Pesquisa da USP (2007)

Professora visitante do Human Settlements Centre da University of British Columbia, Canadá (2002) e da School of Architecture and Urban Planning of Witwatersrand – Johannesburg/South Africa (2006).

Key speaker do World Planning Schools Congress – Mexico (2006)

Como ativista política foi escolhida para defender a proposta de Reforma Urbana de iniciativa popular junto à Assembleia Constituinte do Brasil. (1988).

Participou do Human Settlements Advisory Board e recebeu suporte de inúmeras personalidades e entidades para receber o ‘2010 UN-HABITAT Cities Lecture Award’.

Atualmente é Profa. Visitante do Instituto de Economia da Unicamp e Profa. Colaboradora do Curso de Pós-Graduação da FAUUSP além de participar de corpos editoriais.

(Fonte: https://erminiamaricato.net/curriculo-2/)

Fechar Menu