Estrutura de classes e a conjuntura política brasileira

Estrutura de classes e a conjuntura política brasileira

 LIVE Amigos ENFF com Jessé de Souza* 

 Refletir sobre a complexa conjuntura de retrocesso político e a estrutura de classes no Brasil, num contexto de ascensão de governos conservadores avessos às pautas populares e identitárias, são algumas das abordagens da Live que a Associação de Amigos da ENFF realizará com o professor e escritor Jessé de Souza, no dia 18 de dezembro, sexta-feira, a partir das 17h, com transmissão ao vivo pelo canal Amigos ENFF, no YouTube. 

Autor de uma sólida e crítica obra sobre a realidade brasileira, numa interpretação muito própria e ácida, Jessé de Souza não faz concessões ou tangencia o enorme abismo social, ao contrário, o denuncia e propões rumos para a ruptura desse círculo vicioso das elites no poder. Assessoria de Comunicação 

Para Souza, a escravidão no Brasil é a marca e a cicatriz de nossa formação social, e que as elites econômica e social jamais deixaram de lado o pensamento e a prática da superexploração do povo, tornando-nos um dos países com maior desigualdade no planeta. 

“Reproduzimos sob máscaras modernas os mesmos ódio e desprezo às classes populares que antes eram devotados ao escravo”, disse o sociólogo em palestra realizada em um curso ministrado na Fiocruz, em 2018. 

Para ele, há uma “narrativa que se construiu sobre nós mesmos e que foi comprada e difundida pelos intelectuais brasileiros, muitas vezes, a serviço da elite”, e que “em todas as sociedades, as elites sabem que precisam, primeiro, dominar a cabeça das pessoas com ideias para, depois, enfiar a mão no bolso delas. É preciso discutir essas ideias que nos escravizam para não repetirmos mais uma história que vem se mantendo há mais de cem anos”, propõe Jessé. 

Como romper esse ciclo de exploração e servidão, é outro dos focos da Live que a AAENFF realizará com o professor e sociólogo Jessé de Souza. 

 


SERVIÇO: 

ESTRUTURA DE CLASSES E A CONJUNTURA POLÍTICA BRASILEIRA: Live com Jessé de Souza (debatedor), Rosa Maria Rosineide (debatedora/mediadora), e Carina Mendes (mediadora) 

DIA: 18 de Dezembro de 2020 

HORÁRIO: 17h00 

No Youtube – Canal AMIGOS ENFF 

____________________

JESSÉ DE SOUZA – PERFIL* 

(Fonte: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781769T1) 

Jessé de Souza é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1986), fez doutorado em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, Alemanha (1991), pós-doutorado em filosofia e psicanálise na New School for Social Research de Nova Iorque, EUA (1994-1995) e livre docência em sociologia pela Universität Flensburg, Alemanha (2006). 

Realizou diversos estágios pós-doutorais e, como Professor visitante, na Universität Bremen, Alemanha (1999-2000). Escreveu como autor e organizador 27 livros, além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas, sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. 

É Professor titular da UFABC (Universidade Federal do ABC). Mais recentemente publicou os livros “A tolice da inteligência brasileira“, em 2015, e “A radiografia do golpe” em 2016, ambos pela editora Leya. Em 2017 publicou “Inequality in capitalist Soceties“, pela editora Routledge, em co-autoria com Boike Rehbein e Surinder Jodkha e o livro “A elite do atraso: da escravidão à lava jato“, Leya, 2017. Em 2018 publicou “A classe média no espelho“, estação Brasil, 2018, e mais recentemente, “A Guerra contra o Brasil” (2020). 

 

____________________

COMUNICAÇÃO AAENFF / Com informações de eventos dos quais o entrevistado participou. 

Fechar Menu